O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, João Lourenço, implementou uma ampla reestruturação nos quadros militares e policiais do país. Através de decretos presidenciais, foram efectuadas promoções, nomeações e exonerações que alteram a estrutura de comando das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional.

O Brigadeiro José Maria foi promovido ao posto de Tenente-General e nomeado Comandante da Região Militar Sudeste. A decisão foi tomada depois de ouvido o Conselho de Segurança Nacional, conforme determina a Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas.

Foram também promovidos ao posto de Brigadeiro os coronéis António Edilson Wanandumbo e João da Cruz Matias, que assumem respectivamente o comando da 41ª Brigada de Infantaria Motorizada da Região Militar Centro e a chefia da 6ª Direcção do Exército.

Reconfiguração do Estado-Maior

Entre as nomeações de destaque, o Brigadeiro António Samy foi designado Consultor do Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, após ser exonerado do cargo de Chefe-Adjunto da Direcção Principal de Contra-Inteligência Militar.

O Brigadeiro Miguel Quinanga assume agora a chefia adjunta da Direcção Principal de Contra Inteligência Militar do Estado-Maior General das FAA, numa rotação estratégica dos quadros de segurança militar.

Mudanças na Polícia Nacional

No âmbito da Polícia Nacional, o Superintendente-chefe Manuel José Constantino foi promovido ao posto de Subcomissário e nomeado Director de Logística, substituindo o Comissário Frederico Gabriel Damião.

Foram graduados ao posto de Comissário três subcomissários: Celénia Nanjila da Vera Cruz Tavares Martinho Júnior, Sandra Marisa Ferreira de Castro Paiva e Fernando Luís João, este último nomeado para Delegado do Ministério do Interior e Comandante Provincial da Lunda Sul.

Renovação nos comandos provinciais

As movimentações incluem alterações significativas nos comandos provinciais. O Comissário Mateus André, anteriormente na Lunda Sul, foi transferido para dirigir a Escola Prática de Polícia, evidenciando a aposta na formação de quadros.

Avelino Mateus Ucuahana Chissuata mantém-se na Lunda Sul, mas como 2.º Comandante Provincial, enquanto Caetano Quitumbo assume a mesma função no Uíge. António José Manuel foi colocado como 2.º Comandante Provincial do Bengo, e Bernardo José Diogo no Cubango.

Em Luanda, João Paiva foi nomeado Inspector do Comando Provincial, enquanto Avelino José assume o comando da Unidade de Reacção e Patrulhamento da capital.

Exonerações completam ciclo

Foram exonerados cinco oficiais comissários, incluindo Engrácia Lopes da Costa, que deixa a Direcção de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional. As mudanças reflectem uma estratégia de renovação e redistribuição de responsabilidades nas instituições de defesa e segurança interna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *