O Executivo anunciou, nesta terça-feira, uma nova emissão de Obrigações do Tesouro em Moeda Estrangeira (OT-ME) no valor total de 150 milhões de dólares norte-americanos (equivalente a cerca de 129 milhões de euros), destinada a financiar o Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2025.
Segundo um comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças, a operação será realizada através do mecanismo de bookbuilding processo pelo qual investidores apresentam propostas de subscrição para aferir a procura e definir as condições finais da emissão, com duas maturidades distintas: 5 e 8 anos.
O montante será dividido equitativamente em dois leilões:
- 75 milhões de dólares com vencimento em 13 de agosto de 2030 e taxa de juro de 5% ao ano;
- 75 milhões de dólares com vencimento em 13 de agosto de 2033 e taxa de juro de 7% ao ano.
A subscrição das obrigações decorre entre 3 e 19 de dezembro de 2025, podendo ser realizada por meio de bancos comerciais e demais intermediários financeiros autorizados. As liquidações financeiras estão previstas para 12 e 23 de dezembro, conforme o prazo de cada emissão.
De acordo com o Ministério das Finanças, esta operação insere-se na estratégia de financiamento do Estado, com foco na diversificação das fontes de receita, reforço do financiamento interno e promoção do mercado de capitais angolano. O objetivo é assegurar o cumprimento dos compromissos económicos e sociais estabelecidos no OGE 2025, nomeadamente em áreas como saúde, educação e infraestruturas.
Fonte: Lusa
