A Fhaton Indústria, uma empresa recentemente instalada na Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande, província do Bengo, está a inovar na produção de peças de automóveis utilizando materiais reciclados de sucata.
Operando ainda em fase experimental, a unidade fabril já consegue produzir diariamente cerca de mil peças automotivas, com foco em discos de rodas e tambores. De acordo com os planos da empresa, a segunda etapa do projeto incluirá a fabricação de calços de travões e prensas para caixas de velocidades.
Segundo Xiaubin Lou, diretor-geral da Fhaton Indústria, citado pela Rádio Nacional de Angola (RNA), as peças atualmente produzidas destinam-se principalmente a veículos de origem japonesa, que têm grande presença no mercado angolano.
O executivo adiantou que, após concluída a fase experimental, a fábrica aumentará significativamente sua capacidade produtiva, visando não apenas atender ao mercado nacional, mas também expandir para mercados regionais.
Atualmente, a empresa conta com uma equipa de 35 profissionais, sendo 30 técnicos angolanos e cinco especialistas chineses do setor automóvel. E&M