A realização da Conferência sobre o Financiamento de Infraestruturas em África, marcada para Outubro, em Luanda, foi tema central da audiência concedida esta terça-feira, 24 de Junho de 2025, pelo Presidente da República, João Lourenço, ao Presidente da Comissão da União Africana (UA), Mahamoud Ali Youssouf, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta.

Durante o encontro, o diplomata djibutiano destacou o empenho do Chefe de Estado angolano e da UA na organização do evento, que visa mobilizar recursos para o desenvolvimento de infraestruturas no continente. “Recentemente, estivemos em Bruxelas para discutir esta questão com parceiros e continuaremos a colaborar com Angola, na qualidade de Presidente da UA, para garantir o sucesso da conferência”, afirmou Youssouf à saída da reunião.

O Presidente da Comissão da UA sublinhou a importância do Programa de Desenvolvimento de Infraestruturas em África (PIDA), que identificou onze corredores logísticos prioritários, incluindo o Corredor do Lobito, em Angola. “Na conferência de Outubro, esperamos atrair investidores e discutir estratégias para mobilizar recursos suficientes para o desenvolvimento das infraestruturas no continente”, reforçou.

Paz, Segurança e Cooperação em Debate

Além da conferência, Mahamoud Ali Youssouf apresentou a João Lourenço um relatório sobre a situação de paz e segurança em África, com enfoque nos conflitos no Sahel, Sudão e Sudão do Sul. O diplomata elogiou a visão clara do Presidente angolano sobre os desafios do continente e o seu papel na liderança da UA.

A audiência serviu ainda para agradecer a Angola pelo acolhimento da recente Cimeira de Negócios EUA-África e para felicitar o país pelas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar em Novembro de 2025.

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

A conferência de Outubro reforça o compromisso de Angola e da UA em promover o desenvolvimento sustentável em África, através de parcerias estratégicas e mobilização de financiamento. O Corredor do Lobito, um dos projectos emblemáticos do PIDA, destaca-se como peça-chave para a integração regional e o crescimento económico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *