O Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, encontra-se em Sevilha, no sul de Espanha, para participar na 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, que tem início na segunda-feira, 30 de Junho, reúne cerca de 29 Chefes de Estado, incluindo 11 líderes africanos.

Na noite deste domingo, o casal presidencial angolano foi convidado de honra num jantar oferecido pelos monarcas espanhóis, Rei Felipe VI e Rainha Letícia, em homenagem aos líderes mundiais presentes na conferência. O evento reforça a relevância diplomática de Angola no cenário internacional, especialmente na liderança do continente africano.

Representação de África na Conferência da ONU

Na qualidade de Presidente pro tempore da União Africana, cargo que ocupa desde Fevereiro de 2025, João Lourenço discursará na abertura da conferência, representando os 55 países do continente. A 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento é um espaço crucial para debater estratégias de mobilização de recursos para o desenvolvimento sustentável, com foco nas nações em desenvolvimento, incluindo as africanas.

Chegada e Partida

O Presidente João Lourenço foi recebido em Sevilha pelo Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e pela Embaixadora de Angola em Espanha, Balbina Dias da Silva. Antes da partida de Luanda, o Chefe de Estado foi despedido pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e outras entidades do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *