O Conselho da República reuniu-se hoje, em sessão extraordinária, no Palácio Presidencial, sob a liderança do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, para avaliar a situação de segurança pública no país. A reunião, realizada na sala do Conselho de Ministros, centrou-se nos recentes episódios de vandalismo, arruaça, insurgência contra as forças da ordem e pilhagem de estabelecimentos públicos e privados, registados entre 28 de Julho e 1 de Agosto nas províncias de Luanda, Malanje, Huíla, Benguela, Cubango, Bengo e Icolo e Bengo.
De acordo com o comunicado final, a situação de segurança pública no país é considerada estável. Os serviços interrompidos devido aos actos de vandalismo foram restabelecidos, embora persista a disseminação de desinformação e incitação à violência nas redes sociais, o que pode gerar pânico e insegurança entre a população.
O Conselho apelou à cidadania para que adopte uma conduta cívica e responsável, respeitando os direitos e liberdades garantidos pela Constituição da República de Angola e pela lei, bem como as autoridades. Foi ainda reforçada a necessidade de evitar a propagação de informações falsas nas plataformas digitais, promovendo o bem-estar colectivo.
Além disso, o Conselho da República incentivou os órgãos de defesa e segurança a continuarem a implementar medidas que garantam a ordem, a tranquilidade e a segurança públicas, visando a preservação da paz social.