O Grupo Mota-Engil anunciou, com profundo pesar, o falecimento do Engenheiro António Mota, seu líder histórico e presidente durante mais de 27 anos (1995–2023). A morte ocorreu na manhã desta segunda-feira, em Porto, Portugal, deixando um vazio inestimável na empresa e em todos os países onde a Mota-Engil opera — incluindo Angola, onde António Mota desenvolveu laços profundos desde a juventude.
Figura central na transformação da Mota-Engil num dos maiores grupos económicos portugueses e numa referência global na engenharia e construção, António Mota foi reconhecido não apenas pela sua visão estratégica e exigência profissional, mas também pelo seu espírito humanista, solidariedade e liderança inspiradora.
Sob a sua orientação, a empresa consolidou presença em dezenas de países, com projetos estruturantes em Angola, Moçambique, Brasil, Europa e Ásia. Em território angolano onde foi carinhosamente tratado por “O mais Velho”, deixou marcas duradouras em infraestruturas essenciais ao desenvolvimento nacional, sempre pautando a atuação da empresa por valores de integridade, compromisso com os parceiros e respeito pelas comunidades locais.
“Hoje perdemos um homem extraordinário: visionário, exigente, mas profundamente humano. A Mota-Engil deve muito do que é hoje à sua liderança, à sua ética de trabalho e à forma como uniu gerações de colaboradores em torno de uma grande família empresarial”, afirmou a Administração do Grupo.
António Mota herdou o legado do pai e, com o apoio incondicional das irmãs e de milhares de colaboradores, soube expandir a empresa com coesão, ambição e responsabilidade social pilares que continuam a orientar a cultura organizacional da Mota-Engil.
As cerimónias fúnebres realizam-se ainda hoje, 1 de dezembro. O velório terá início às 10h30 na Igreja de São Gonçalo, em Amarante, seguindo-se a missa às 15h00 no mesmo local. O corpo será, posteriormente, transladado para o jazigo da família, no cemitério de Amarante.
A Administração do Grupo Mota-Engil, juntamente com os seus mais de 52 mil colaboradores espalhados pelo mundo, expressa as mais sinceras condolências à Família Mota.
