Angola e o Egipto consolidaram na tarde desta quinta-feira as relações diplomáticas entre os dois países com a assinatura de quatro instrumentos jurídicos destinados a fortalecer a cooperação bilateral em áreas estratégicas.
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu em audiência o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Emigração e Expatriados do Egipto, Badr Abdelatty, que entregou ao Chefe de Estado angolano uma mensagem do Presidente egípcio Abdel Fattah El-Sisi.
Segundo o enviado especial, a missiva aborda aspectos relacionados com o aprofundamento das relações bilaterais entre Luanda e Cairo em diversos domínios de interesse mútuo.
Quatro acordos assinados
A cerimónia de assinatura dos novos instrumentos jurídicos contou com a presença do ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e do seu homólogo egípcio, Badr Abdelatty.
Os documentos rubricados incluem o Processo Verbal da I Sessão da Comissão Bilateral entre Angola e o Egipto, o Memorando de Entendimento sobre Serviços Aéreos, a Emenda ao Memorando de Entendimento nos domínios das Comunicações, Tecnologias de Informação e Serviços Postais, e o Memorando de Entendimento nas áreas da Saúde e Produtos Farmacêuticos, segundo informação divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MIREX).
Em declarações à imprensa após a cerimónia, o titular da pasta das Relações Exteriores, Téte António, destacou a relevância dos acordos como “um passo fundamental no quadro da cooperação bilateral” entre Angola e o Egipto.
