O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, afirmou esta quarta-feira que as negociações estão “muito avançadas” para que a Fundação Carter, uma organização norte-americana especializada em observação eleitoral, acompanhe as eleições gerais de 2027 em Angola.
As declarações foram feitas durante a apresentação do livro “Juntos por Angola – Outro passo para a liberdade”, que reúne documentos e fotografias do processo eleitoral de 2022, numa sessão realizada em Lisboa.
Esforços por maior transparência eleitoral
Adalberto Costa Júnior revelou que a UNITA tem procurado apoio junto do Parlamento Europeu para garantir a presença de observadores da União Europeia em 2027, uma solicitação que, segundo ele, tem sido “permanentemente negada” pelo Governo angolano.
“O Governo tem aceite missões de observação eleitoral apenas de países africanos, e não todos, só os ‘primos’ acreditados, os que consegue controlar”, afirmou o líder da oposição, defendendo o fim desta prática.
Negociações com a Fundação Carter
Quanto à Fundação Carter – criada pelo antigo Presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, Costa Júnior indicou que as conversas estão num estágio avançado. “Já que o Governo adora andar tanto nos braços dos americanos, eu gostava de ver o Governo a dizer ‘não, obrigado, não quero a Fundação Carter’”, ironizou.
O líder da UNITA reconheceu que, legalmente, cabe ao Executivo emitir os convites para missões de observação, mas argumentou que, se o Governo rejeita observadores não africanos, deveria também dispensar apoios financeiros, logísticos e de cooperação de entidades norte-americanas e europeias.
Aviso sobre 2027 e memória de 2022
Na mesma intervenção, Adalberto Costa Júnior recordou o processo eleitoral de 2022, cujos resultados a UNITA contesta, insistindo que o partido venceu. “Custou-me muito, em 2022, dizer aos jovens para aceitarem um resultado que era manifestamente uma fraude, mas isso não se vai repetir em 2027”, garantiu.
De acordo com os resultados oficiais proclamados pelo Tribunal Constitucional, o MPLA obteve 51,17% dos votos, contra 43,95% da UNITA.
Sobre a Fundação Carter
A Fundação Carter (The Carter Center), criada em 1982 pelo ex-Presidente Jimmy Carter, já realizou 128 missões de observação eleitoral em mais de 40 países, segundo informação disponível no site oficial da instituição.
Fonte: Lusa
