O Presidente da República de Angola, João Lourenço, que exerce atualmente a presidência em exercício da União Africana (UA), desembarcou em Adis Abeba, capital da Etiópia, na tarde de quinta-feira, 12 de fevereiro, para participar na 39ª Cimeira da UA. A reunião de alto nível, agendada para os dias 14 e 15 de fevereiro, envolve Chefes de Estado e de Governo africanos, com foco na transformação do continente. Lourenço cumpre uma missão oficial que inclui a transferência da presidência da UA para o Burundi, além de encontros diplomáticos bilaterais. Estes eventos ocorrem através de audiências e reuniões programadas, visando fortalecer laços e aspirações comuns. Para o cidadão angolano, isto representa oportunidades de maior integração africana, com potenciais impactos positivos no kwanza (AOA) através de parcerias económicas, beneficiando famílias em províncias como Luanda e Huíla, onde o comércio regional é vital para o quotidiano.
Chegada e Agenda Principal
João Lourenço chegou a Adis Abeba a meio da tarde de quinta-feira, preparando-se para os trabalhos da cimeira que decorrem no fim de semana. A agenda inclui eventos paralelos nos dias anteriores, como debates sobre políticas de transformação africana, programados para sexta-feira, 13 de fevereiro.

Estes encontros diplomáticos bilaterais são solicitados com base nos interesses dos países e organizações representados, destacando a importância estratégica de Angola no continente.

A transferência da presidência da UA para o Burundi, protagonizada por Lourenço amanhã, sábado, marca o fim do mandato angolano, que tem impulsionado agendas de desenvolvimento sustentável.

Encontros com Líderes Económicos

Na manhã de sexta-feira, 13 de fevereiro, o Presidente recebeu o Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Sidi Ould Tah, no âmbito da missão oficial em Adis Abeba.

Esta audiência foca-se em parcerias que podem reforçar o financiamento para projetos em Angola, influenciando diretamente a estabilidade do kwanza e o acesso a investimentos em infraestruturas nas províncias angolanas.

Ainda nesta manhã, João Lourenço trabalhou com o Presidente do Conselho de Administração do Afreximbank, George Elombi, discutindo provavelmente oportunidades de comércio e exportações africanas.

Audiências Diplomáticas Adicionais

O dia iniciou com uma audiência ao Diretor-Geral da UNESCO, Khaled El-Enany, marcando o arranque do programa de encontros diplomáticos na capital etíope.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *