MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA SONANGOL E SECRETÁRIOS DE ESTADO PARA AGRICULTURA E INDÚSTRIA

Na manhã desta quinta-feira, 16, o Presidente da República conferiu posse aos integrantes do Conselho de Administração da petrolífera nacional SONANGOL e aos novos Secretários de Estado nomeados há dias para os sectores da Agricultura e da Indústria.
Tomaram posse, designadamente:
Sebastião Pai Querido Gaspar Martins, no cargo de Presidente do Conselho de Administração da SONANGOL;
Belarmino Emílio Chitangueleca, Baltazar Agostinho Gonçalves Miguel, Jorge Barros Vinhas,
Olga Lukocheka da Silva Sabalo Miranda, Kátia Mariana Siliveli Epalanga Lutucuta e Osvaldo Inácio, como Administradores Executivos.
Como Administradores Não Executivos foram empossados Lopo Fortunato Ferreira do Nascimento, André de Jesus Moda, Bernarda Gonçalves Martins e Augusto Teixeira de Matos [os dois últimos circunstancialmente não presentes no acto].
Os Secretários de Estado empossados foram Castro Paulino Camarada (para a Agricultura e Pecuária), João Manuel Bartolomeu da Cunha (para as Florestas) e Carlos Manuel de Carvalho Rodrigues (para a Indústria).
Testemunharam a cerimónia solene de posse a Vice Presidente da República, Esperança da Costa, Ministros de Estado, os ministros titulares dos sectores a que pertencem os empossados, o Governador da província de Luanda, a Ministra das Finanças e o Ministro do Interior. Integrantes do Gabinete do Presidente da República (Director e Secretários) estiveram igualmente presentes.

DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Senhora Vice Presidente da República;
Senhores Ministros de Estado;
Senhores Ministros;
Senhor Governador da Província de Luanda;
Senhores Secretários do Presidente da República;
Caros empossados, Secretários de Estado e membros do Conselho de Administração da Sonangol;
Nesta cerimónia em que conferimos posse a três Secretários de Estado e ao Conselho de Administração da Sonangol – praticamente reconduzido na totalidade – gostaríamos de dizer que esperamos do Conselho de Administração que trabalhe, sobretudo, no aumento da produção de petróleo, em particular do gás, num momento em que o país deixou de ser membro da OPEP. Devemos ter a ambição de aumentar a produção de petróleo e a produção do gás.
Foi constituído um novo consórcio do gás, foram feitas alterações à legislação para incentivar a produção do gás, no sentido de ver se Angola deixa de ser apenas um grande produtor e exportador de petróleo mas, se possível, de preferência, um grande produtor e exportador de gás natural.
Temos importantes infra-estruturas do sector que estão em fase de construção, nomeadamente a Refinaria do Lobito, o Terminal Oceânico da Barra do Dande.
Gostaríamos que esses projectos de infra-estruturas em terra fossem concluídos em tempo útil. São importantes para a economia do nosso país, quer a Refinaria, quer o Terminal Oceânico.
Esperamos muito deste Conselho; que tenha também a ambição de começar a olhar para outras fontes de produção de energia, a exemplo do que outras empresas congêneres já fizeram. Ver se conseguem dar o salto, deixarem de ser apenas empresas de produção de óleo e gás e passarem a ser empresas de energia, com uma diversidade de fontes de produção de energia, numa altura em que o mundo clama por novas fontes de produção de energia.
Vocês já estão no ramo, é uma questão de criar mais um braço que possa, então, passar a atender a esta necessidade premente de diversificarmos as fontes de produção de energia.
Aos Secretários de Estado, o que nós esperamos é que sejam o braço direito dos ministros das áreas, com vista a que o nosso Executivo possa cumprir com maior competência as responsabilidades que lhe cabem.
A todos, votos de muito sucesso nas funções que a partir de hoje passam a desempenhar.
Muito obrigado! CIPRA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *