Questões relacionadas com o incremento das relações económicas e políticas entre Angola e a Turquia estiveram em análise, na audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu esta terça-feira, em Luanda, ao embaixador daquele país, Ufuk Ekici.
O diplomata, em fim de missão, deslocou-se ao Palácio Presidencial, onde apresentou ao Chefe de Estado angolano cumprimentos de despedida.
Em declarações à imprensa, Ufuk Ekici informou que o Governo turco defende a necessidade do reforço da cooperação económica com as autoridades angolanas, com vista a melhorar a parceria entre ambos países.
Segundo o diplomata, o governo do seu país tem vindo a promover a imagem de Angola nos círculos da economia turca, incentivando as empresas da Turquia a investir cada vez mais no país.
“As relações económicas e políticas são excelentes, mas precisamos incrementar cada vez mais a relação económica entre os dois países”, exprimiu.
As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980. Os dois países têm acordos de cooperação nos domínios do comércio, agricultura, educação, cultura, defesa, justiça, desportos, pescas, ciência e tecnologia, petróleo e gás e indústria.
Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e Uíge, nas áreas da indústria, comércio, educação e construção civil.
A cooperação é considerada boa e os dois governos têm feito esforços no sentido de a incrementar nos mais variados domínios.
Além de outros instrumentos jurídicos, Angola e a Turquia têm assinado um Memorando de Entendimento entre as autoridades aeronáuticas, bem como um Processo Verbal da I Sessão da Comissão Conjunta de Comércio, Cooperação Económica e Técnica. Angop