O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, chegou ontem a Pequim, China, para participar na nona edição do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).
Nesta segunda- feira, Tshisekedi terá um encontro bilateral com seu homólogo chinês, Xi Jinping, em meio à realização da importante cúpula entre líderes africanos e chineses.
O Presidente Tshisekedi foi recebido em Pequim pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, além de uma delegação congolesa composta por membros-chave do governo.
Nesta segunda-feira, Tshisekedi se reunirá em carácter privado (tête-à-tête) com o Presidente chinês Xi Jinping, antes de uma sessão de trabalho bilateral mais ampla.
O FOCAC é uma plataforma que promove as relações entre África e China, buscando realizar consultas em pé de igualdade, aprofundar o conhecimento mútuo, expandir os pontos comuns, fortalecer a amizade e promover a cooperação.
Ao todo, 54 Estados africanos participam deste importante fórum, com 46 Chefes de Estado do continente presentes em Pequim.
A China é o maior parceiro comercial da RDC. Em 2023, a RDC foi o principal destino dos investimentos chineses em África.
Ademais, em Março passado, o Presidente Tshisekedi presidiu a cerimónia de assinatura de um contrato mineiro renegociado com o Chinese Enterprise Group (GEC), reequilibrando a parceria entre as duas partes.
O encontro entre Tshisekedi e Xi Jinping, à margem da cúpula do FOCAC, representa uma oportunidade para aprofundar ainda mais os laços estratégicos entre a RDC e a China, segundo os Serviços de Apoio da Presidência da RDC, em meio a uma crescente presença chinesa no continente africano. Angola Económico