O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, que a visita a Angola do homólogo norte-americano, Joe Biden, é muito boa para o país.
O estadista angolano, que falava em declarações à Televisão Pública de Angola (TPA), terça-feira, em reacção à confirmação da visita a Angola, feita pelo Presidente dos Estados Unidos, assegurou que o país vai começar a preparar a recepção de Joe Biden.
“É muito bom para o nosso país, e, a partir de agora, vamos começar a preparar convenientemente a recepção de tão alta entidade”, disse o Presidente João Lourenço, tendo sublinhado que também tomou conhecimento em Nova Iorque, após realizar algumas reuniões, de que o homólogo havia confirmado a visita ao país.
Questionado sobre os encontros de trabalho, à margem da 79.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, João Lourenço referiu que está a ser uma boa reunião.
“As pessoas estão a aproveitar a oportunidade para manifestar a sua preocupação pelo estado bastante perigoso em que o mundo se encontra. Vamos todos lutar pela paz e segurança mundial”, acrescentou.
A visita oficial de Joe Biden a Angola acontece de 13 a 15 de Outubro, devendo ser marcada por um encontro entre os dois Chefes de Estado, para discutirem uma maior colaboração em prioridades partilhadas.
O Corredor do Lobito, seu pleno desenvolvimento e expansão, será uma das grandes prioridades nas conversações entre as delegações presidenciais de Angola e dos Estados Unidos.
As conversações vão, igualmente, incidir no reforço da segurança climática e na transição para energias limpas, além de questões sobre a paz e segurança.
Num comunicado publicado no site oficial, a Casa Branca confirmou a primeira visita de Joe Biden ao continente africano, desde que assumiu o poder, ao meio-dia de 20 de Janeiro de 2021, e refere que, com João Lourenço, o Chefe de Estado norte-americano vai discutir, também, o reforço de parcerias económicas, que mantêm as empresas competitivas e protegem os trabalhadores, além de celebrar um projecto de assinatura da parceria para a Infra-estrutura e Investimento Global (PGI) do G7, sobre a visão conjunta do projecto ferroviário do Corredor do Lobito.
“A visita do Presidente Biden a Luanda celebra a evolução da relação EUA-Angola e ressalta o compromisso contínuo dos Estados Unidos com os parceiros africanos”, lê-se no comunicado, sublinhando que a deslocação a Angola é antecedida de uma passagem de dois dias na Alemanha. Jornal de Angola