Foi uma manhã diferente no Centro de Ciências de Luanda esta quarta-feira, quando o Presidente da República, João Lourenço, e a Primeira Dama deixaram os seus compromissos habituais para participarem nas actividades alusivas ao Dia do Autismo.
Durante horas, o casal presidencial mergulhou num ambiente de humanismo e empatia, unindo-se à causa que mobiliza cada vez mais solidariedade e compreensão em todo o mundo. Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo afecta 1 em cada 160 crianças a nível mundial.
Num clima de grande descontracção, o Presidente João Lourenço interagiu com duas crianças com diferentes níveis de transtorno do espectro autista, deixando-se pintar por elas, conversando e registando o momento em fotografias que ficarão na memória.
Posteriormente, o casal presidencial e outros convidados assistiram, na sala de cinema do Centro de Ciências de Luanda, ao filme “ÍRIS – O MERGULHO NO MUNDO DOS AUTISTAS”, que retrata os desafios familiares associados a esta condição de saúde mais presente nas sociedades do que se imaginava.
A jornada representou um momento significativo em que a sociedade pára para compreender o outro e aceitar o diferente, enquanto a Ciência e o Conhecimento se fortalecem no entendimento do fenómeno Autismo.
