Após quase seis meses de liderança interina, os acionistas da maior operadora de telecomunicações de Angola escolheram Amílcar Safeca como novo Presidente da Comissão Executiva da Unitel. A nomeação surge na sequência do afastamento do gestor português Miguel Geraldes, ocorrido em setembro do ano passado.
A decisão foi tomada por deliberação do acionista único, o Estado angolano, através do Ministério das Finanças (MinFin) e do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET). Desde a saída do anterior CEO, a companhia vinha sendo dirigida por Aguinaldo Jaime, que acumulava funções de presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva.
Safeca é quadro da Unitel praticamente desde a sua idealização, ainda como projeto em papel em 1999, sendo o executivo de topo mais antigo na gestão da empresa. Antes da sua nomeação, exercia funções de administrador executivo e diretor-geral adjunto para a área técnica.
O novo CEO é formado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, com especialidade em automação industrial, onde também concluiu o seu doutoramento na mesma área. Além de membro do conselho de administração da Unitel desde 2006, Safeca tem ainda passagem no Banco de Fomento Angola (BFA), onde foi
presidente do Conselho Fiscal entre 2008 e 2020.
A Unitel é atualmente controlada pelo Instituto de Gestão de Ativos e Participações do Estado (IGAPE), com 50% das ações, e pela petrolífera estatal Sonangol, também com 50%. Esta estrutura acionista resultou do arresto das participações anteriormente detidas por Isabel dos Santos (Vidatel) e pelo general Leopoldino “Dino” Fragoso do Nascimento (GENI), bem como da aquisição da participação da brasileira Oi pela Sonangol. OT
