O Censo arranca no dia 19 de Setembro ea recolha de dados terá a duração de 30 dias nos 164 municípios, 562 comunas, distritos, bairros e aldeias das 18 províncias do país, tanto nas áreas urbanas como nas rurais.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.
O acto de abertura da formação decorreu no Distrito Urbano do Ngola Kiluanje, no auditório da ENCIB, avança a Rádio Nacional.
A iniciativa decorrerá ao longo dos próximos 10 dias, no quadro da preparação para o Censo Geral da População e Habitação 2024, que terá início a 19 deste mês em todo o território nacional.
Benguela
Segundo a assistente técnica local do Censo em Benguela, Augusta Vindes, os formados estão distribuídos em 34 salas, a nível do município, o que corresponde a 18 instalações.
A mesma acção de capacitação conta com 134 formadores e a previsão é de formar 1.374 agentes de campo que vão fazer a cobertura do registo da População e Habitação do Censo 2024.
A responsável assegurou, ainda, que as questões técnicas estão todas criadas e os participantes estão a receber conteúdos teóricos relacionados aos módulos sobre noção geral do Censo, módulos técnicos e serão submetidos a estágios práticos simulados para todos estarem aptos para o processo de recenseamento.
Huambo
Segundo o responsável dos serviços do Instituto Nacional de Estatística (INE) e coordenador do Grupo Técnico do Censo no Huambo, Ruben Gomes, a formação dos agentes de campo está a ser feita numa cadeia nacional e simultaneamente nos 11 municípios e nas 37 comunas da província, com duração de 10 dias.
Acrescentou, também, que a actividade será supervisionada por 688 formadores.
Esclareceu, ainda, que durante o processo formativo serão abordados temas como as noções gerais sobre o Censo, a importância, os objectivos, a aplicabilidade, as questões comportamentais, a postura a ter e os diferentes questionários a serem utilizados para a recolha de dados.
Além disso serão dadas aulas práticas aos agentes recenseadores que envolvem o manuseio das ferramentas electrónicas como os tablets e outros meios que servirão para a recolha de dados.
Uíge
Cinco mil e 54 agentes de campo iniciaram, nesta segunda- feira, na província do Uíge, uma acção formativa para aprimorar as técnicas de recolha e tratamento de dados, entre outras informações cartográficas, visando o êxito da realização do Censo Geral da População e Habitação/2024.
A formação, com duração de 10 dias, está a decorrer em simultânea nos 16 municípios do Uíge e visa transmitir informações ligadas ao Censo Geral da População e Habitação/2024.
Sobre os meios de transporte, informou que a província recebeu 12 viaturas de marca Land Cruiser, que irão percorrer todas as localidades da região.
Por sua vez, o coordenador adjunto do grupo técnico municipal, Sebastião Eufico, informou que o município sede tem 781 sessões censitárias e 991 cidadãos, entre supervisores, agentes de campo e outros elementos que irão trabalhar para o êxito deste processo.