Em vésperas de final de ano, a Administração Geral Tributária (AGT) apreendeu, aproximadamente cinco (5) quilogramas (kg) de cocaína, cujo destino final era Luanda.

A operação conjunta com o Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Aeroporto e outros órgãos, decorreu na última segunda-feira (ontem), véspera de final de ano, e foram precisamente 4.9 kg de cocaína, proveniente do Brasil, Estado de São Paulo, cujo destino final era Luanda, soube o JA Online de fontes presentes na operação.
A droga apreendida foi detectada em posse de um cidadão brasileiro, solteiro de 35 anos de idade, residente em Manaus/Brasil, que viajava de São Paulo para Luanda, no voo de ligação directa entre Brasil e Angola.
“O passageiro apresentou comportamentos inabituais no momento do desembarque. Com recurso aos meios de fiscalização electrónica (CCTV), fez-se o acompanhamento minucioso do passageiro de nacionalidade brasileira, desde o momento da chegada até a sala exterior de espera do Aeroporto Internacional de Luanda, 4 de Fevereiro (praça de táxi).
 Depois do trabalho operativo e de inteligência aduaneira, realizado com o Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Aeroporto, foi então feito o flagrante e de seguida encaminhado o passageiro a uma zona restrita no Aeroporto, para a acção inspectiva e procedimento de revista não intrusiva com recurso ao Scanner (Body Scanner)”, detalha a fonte.
O JA On-line sabe que o modus operandi utilizado para o transporte da cocaína foi o transporte sobre o corpo, protegida com fita cola de cor cinza e o uso de peças de roupa largas, para disfarce.
O referido cidadão brasileiro, viajou na classe executiva, apenas com uma sacola de mão, na tentativa de ludibriar as alfândegas e os efectivos do SIC.
A droga tinha como destino final Luanda, sendo que os órgãos competentes, darão continuidade ao trabalho investigativo para identificação dos reais proprietários.
Contactada a AGT no Aeroporto deu por confirmada a acção e fez saber que a mesma é parte da actividade de rotina.
“A acção da Administração Geral Tributária está alinhada as medidas que vêm sendo implementadas pelo Executivo angolano, no sentido de combate o tráfico de drogas no país, onde a fronteira aérea é a mais afectada. Até a presente data, a AGT ao longo do ano de 2024, apreendeu no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, aproximadamente, 98,2 kg de cocaína, cujo número de casos de tráfico de drogas no Aeroporto detectados é superior ao ano de 2023, o que equivale a um aumento de 64,64 por cento”, esclareceu o chefe do Posto Aduaneiro do Piquete de Passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.
Edivaldo Bandeira disse que a AGT reforça, uma vez mais, o compromisso em proteger as fronteiras do País, combater ilícitos cambiais, narcotráfico e outras práticas criminosas que ameaçam a segurança, a saúde pública e a estabilidade financeira de Angola. JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *