O Ajustamento dos Estatutos do MPLA e a tese “Desde a independência até aos dias de Hoje – Os desafios do futuro” estão entre os pontos aprovados esta quarta-feira, 09, na Reunião do Comité Central para serem acrescentados a Agenda do VIII Congresso Extraordinário do MPLA, aprazado para Dezembro próximo.
No seu discurso, João Lourenço referiu-se à política “como um jogo e como em qualquer jogo ou competição só vencem as equipas cujos jogadores ou atletas se submetem à organização e disciplina do colectivo e respeitam as regras do jogo e a orientação da equipa técnica”.

“Ninguém começa o jogo sem ouvir o apito do árbitro, ninguém inicia a corrida de atletismo sem ouvir o tiro de partida, sob pena de ser desqualificado e prejudicar a equipa”, disse em palavras direccionadas a pelo menos cinco militantes do partido que publicamente têm se mostrado interessados em assumir a liderança dos camaradas.

Entretanto, nos corredores do Kremlin, o debate que se abre agora é sobre a legitimidade de um Congresso Extraordinário do MPLA poder aprovar “ajustes” nos Estatutos do partido, estando alguns militantes a afirmar que tal procedimento só poderia ser feito em Congressos Ordinários.

Angola Na Cimeira do G20

Angola confirma presença na Cimeira do G20: “MPLA deve encorajar abertura do país ao mundo”

O Presidente da República, João Lourenço, confirmou esta quarta-feira, 09, que Angola vai participar da Cimeira do G-20, em Novembro, no Brasil.
A cúpula do G20 Rio de Janeiro 2024 será a décima nona reunião do Grupo dos Vinte, e vai decorrer na cidade Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de Novembro, sendo a primeira vez que o país sediará o encontro.

João Lourenço, que falava durante discurso de abertura da terceira sessão Extraordinária do Comité Central do MPLA esta quarta-feira, 09, em Luanda, avançou ainda que Angola vai assumir a presidência rotativa da União Africana em 2025.

Recordou também que para o próximo ano, está prevista, na capital do país, a realização da Cimeira de Negócios EUA-África.

“Em meados do próximo ano, terá lugar em Luanda a Cimeira de Negócios Estados Unidos da América/África, que vai reunir políticos, empresários, banca, investidores e académicos dos Estados Unidos da América e do nosso continente”.

João Lourenço aproveitou a oportunidade para dizer que “o Partido deve encorajar esta dinámica de abertura do país ao mundo, sobretudo ao mundo dos negócios, para fazer jus à nossa opção pela economia de mercado, no quadro do Estado Democrático de Direito que está em permanente construção”.

“Joe Biden visitará Angola em data a anunciar”, diz João Lourenço

O Presidente João Lourenço explicou assim o anúncio feito ontem pela Casa Branca do adiamento da visita do Presidente Joe Biden a Angola.
João Lourenço falava durante a cerimónia de abertura da terceira sessão Extraordinária do Comité Central do MPLA esta quarta-feira, 09.

“Quando acontecer, a visita servirá para consolidar a trajectória de construção de uma parceria estratégica, que ampliará as relações de amizade e cooperação económica entre nossos países, Angola e os Estados Unidos da América. Vamos recebê-lo de mãos abertas, com a hospitalidade que caracteriza os angolanos”, disse.

João Lourenço continuou explicando que a “visita vai abrir maiores oportunidades de negócio para os investidores angolanos e americanos, constituir um ganho para a nossa economia, vai estimular o surgimento de parcerias, contribuir para o aumento da produção nacional e das exportações, promover o turismo, abrir portas para a entrada no mercado americano e facilitar a inserção da nossa economia na economia mundial”.

Avançou, igualmente, que à margem desta importante visita, vai se realizar em Luanda uma cimeira sobre o Corredor do Lobito, com a participação do Presidente Joe Biden, dos Chefes de Estado da RDC, da Zâmbia, da Tanzânia e de outras importantes personalidades. Correio da Kianda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *