Os presidentes da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, e do Senado do Brasil, Rodrigo Pacheco, analisaram, esta segunda-feira, em Brasília, o actual estado da cooperação parlamentar entre os dois países.

Segundo uma nota transmitida à ANGOP, em Luanda, o encontro bilateral decorreu à margem das comemorações do bicentenário do Senado Federal brasileiro, que hoje se assinala.

A discussão teve como epicentro o incremento  das relações parlamentares, a necessidade de maior intercâmbio e a troca de experiência entre as duas instituições.

Na ocasião, Carolina Cerqueira convidou o presidente do Senado brasileiro a visitar Angola, no segundo semestre do ano em curso, convite que foi aceite “com muita satisfação”.

Em declarações à TVSenado, Carolina Cerqueira frisou que o encontro serviu para se passar em revista o estado actual da cooperação entre os dois países no domínio parlamentar.

Foram analisadas questões relacionadas com a paz, a crise energética, a agenda climática, a defesa e segurança nutricional e alimentar e a acção lesgilativa, para a criação de leis e normas em beneficio das populações e para o bem comum.

Ainda esta segunda-feira, a delegação angolana  participou numa aula magna sobre “Política na sociedade digital”, que teve como conferecista Manuel Castells, professor das Universidades do Sul da Califórnia, Berkeley, Mit, Oxford e Cambridge.

A aula, inserida no programa  de comemorações do bicentenário do Senado do Brasil, abriu o Seminário Internacional  sobre Democracia  e Novas Tecnologias – Desafios da Era Digital, que vai decorrer  até ao próximo dia 27 de Março, com a apresentação de vários  painéis ligados ao tema.

O conferecista discorreu sobre as características  da comunicação na era digital, os riscos da desinformação, a necessidade  da regulação para preservar a autonomia dos eleitores  e a qualidade da democracia.

O presidente do Senado do Brasil, Rodrigo Pacheco, que discursou na abertura  do seminário,  disse que a era digital impõe novos desafios que exigem a promoção contínua de debates, espaços  de diálogo  fundamentais para a estabilidade e consolidação das democracias.

A delegação angolana participou na sessão solene comemorativa dos 200 anos do Senado brasileiro. Angop

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *