O Presidente da República, João Lourenço, recebeu esta manhã em audiência o sub-secretário de Estado para os Assuntos Económicos dos Estados Unidos da América, Jacob Helberg, no âmbito da sua deslocação a Abidjan para a cerimónia de investidura do Presidente da Côte d’Ivoire, Alassane Ouattara.
O encontro bilateral serviu para abordar o estado actual das relações económicas entre Angola e os Estados Unidos e discutir perspectivas de reforço da cooperação entre os dois países.
À saída da audiência, Jacob Helberg declarou aos jornalistas que Washington pretende estabelecer uma parceria estratégica com Angola, tendo em conta o crescimento populacional que o país atravessa.
“À semelhança de muitos países do continente africano, Angola está confrontada com um aumento de jovens de forma muito rápida”, afirmou o governante norte-americano, sublinhando que este cenário demográfico representa uma oportunidade única.
Helberg destacou ainda a intenção dos Estados Unidos de exportar tecnologias para Angola, com vista a criar oportunidades de emprego para a crescente população jovem angolana. “Acreditamos que isso oferece uma oportunidade ímpar para garantir a esses jovens várias oportunidades de emprego no futuro”, disse.
A audiência decorreu à margem da cerimónia de investidura do Presidente Alassane Ouattara, que contou com a presença de vários Chefes de Estado e representantes de alto nível de diversos países.
