Angola exortou os coordenadores nacionais da Comunicação Social da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral para continuarem a promover o Prémio SADC de Jornalismo e a incentivarem a uma maior participação dos jornalistas dos Estados-membros.
O coordenador nacional de Angola de Média da SADC, João Demba, que encerrava, a 27 de Junho, a 29.ª Reunião do Comité Regional de Adjudicação (RAC) do referido Prémio, que o País albergou por três dias e que decorreu a partir de Luanda no formato virtual, indicou a necessidade de os 16 países que compõem a Comunidade fazerem-se representar nas suas edições anuais.
Segundo referiu, “todos nós estamos cientes da importância e do impacto que a informação, mas uma informação verídica, de qualidade, objectiva em geral, tem no comportamento das pessoas e é por isso que precisamos de aumentar o número de profissionais que, anualmente, concorrem a este Prémio”.
Sobre o uso das novas ferramentas digitais, afirmou: “Se, por um lado, a Internet poderá facilitar o aumento de concorrentes ao Prémio SADC de Jornalismo, por outro e quando não utilizada com base na ética e na deontologia profissional, certamente poderá gerar um efeito negativo à valorização da integração, da organização do continente e da união, fraternidade, prosperidade e felicidade dos nossos povos”.
A 29.ª Reunião do RAC, que teve como tema principal a votação dos trabalhos concorrentes ao Prémio SADC de Jornalismo 2024, nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo, foi aberta, 25, pelo secretário de Estado angolano para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino.
Nela participaram os coordenadores nacionais da Comunicação Social dos países membros, os presidentes e os membros dos comités nacionais de Adjudicação do Prémio SADC de Jornalismo 2024 e os membros do Secretariado Executivo da organização regional.
A delegação angolana foi chefiada pelo coordenador nacional de Média da SADC, João Demba, que orientou os trabalhos da reunião e integrou o presidente do Comité Nacional de Adjudicação (CNA-Angola), Anastácio de Brito e os jurados Fernando Tati (categoria de Imprensa), Arlindo Macedo (Rádio), Mariana Ribeiro (Televisão) e Quintiliano dos Santos (Fotojornalismo). JA online

 
                        