Na sexta-feira, 4 de julho, o Ministério da Saúde recebeu um lote de dois milhões de doses de vacinas orais contra a doença, numa operação que contou com o apoio estratégico da Gavi – Aliança para as Vacinas, Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF Angola e outros parceiros internacionais. A entrega ocorre num momento crucial, com a redução de casos e óbitos, e tem como objectivo fortalecer a resposta ao surto que afecta o país desde o início do ano.

A campanha de vacinação, que arranca nos próximos dias, será implementada em áreas com transmissão activa do vírus, abrangendo as províncias de Cabinda, Cuanza Sul, Huíla, Lunda Norte, Namibe e Zaire. A vacina utilizada será a Euvichol-S, uma vacina oral de dose única, indicada para pessoas a partir de um ano de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, esta acção é parte de uma estratégia mais ampla para conter o surto e proteger as comunidades mais vulneráveis. As autoridades apelam à adesão da população às medidas preventivas, como a higiene das mãos e o consumo de água tratada, para complementar a campanha de vacinação.

Fonte: RNA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *