A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) aprovou o pedido de admissão à negociação das obrigações privadas do Banco Angolano de Investimento (BAI), numa operação que reforça o mercado de capitais nacional.
A instituição financeira, fundada em 1996, vai lançar uma oferta pública de subscrição de dois milhões de obrigações, denominadas BAI 2026-2031, com valor unitário de 25 mil kwanzas, totalizando um valor nominal global de até 50 mil milhões de kwanzas (cerca de 46,5 milhões de euros).
O período de subscrição arrancou esta quinta-feira e prolonga-se até às 15h00 do dia 26 de janeiro de 2026. Os resultados da oferta serão divulgados pela Bodiva no dia seguinte, 27 de janeiro, através da sua plataforma oficial.
A cerimónia de toque de sino, que oficializa a admissão das obrigações do BAI e o início da livre negociação no Mercado de Bolsa de Obrigações Privadas (MBOP), está agendada para 30 de janeiro de 2026.
Em nota divulgada à imprensa, a Bodiva destaca que esta operação “reforça a profundidade e a dinamização do mercado de capitais angolano, ampliando as alternativas de financiamento para os emitentes e as opções de investimento disponíveis para os investidores”.
Fonte: Jornal Económico
