Decorre na cidade de Mbanza Congo a reunião do Presidente da República com o Governo da província do Zaire, o primeiro acto do programa de trabalho que João Lourenço cumpre neste território do Norte do país.
O Governador Adriano Mendes de Carvalho apresentou o quadro geral da província que dirige, com destaque para o sector social, nomeadamente os aspectos ligados à Educação, Saúde, Ensino Superior, Acção Social, Família, Mulher, Juventude e Desportos, Justiça e Direitos Humanos.
Um capítulo particularmente crítico, de acordo com o relatório do Governador provincial, é o volume e extensão do contrabando de combustível e de produtos da cesta básica, fenómeno contra o qual urge a mobilização de medidas à altura do problema.
Os titulares dos departamentos ministeriais, na sequência da apresentação do relatório sobre o estado geral da província, reagem no momento da publicação desta nota [12h30] às preocupações levantadas.
Província do Zaire contemplada com Novos Projectos Sociais
Um estádio de futebol com capacidade provável de 8 a 10 mil espectadores deverá ser construído na cidade de Mbanza Congo, devendo as verbas necessárias ser previstas já no próximo Orçamento Geral de Estado (OGE 2025).
Este projecto faz parte dos resultados saídos da reunião que o Presidente da República, João Lourenço, efectuou na manhã desta quarta-feira em Mbanza Congo com o Governo da província do Zaire.
No mesmo encontro ficou também decidido que a província receba outra infra-estrutura essencial para a promoção do desporto, um pavilhão multiuso, este a edificar na cidade do Soyo. As verbas correspondentes devem igualmente constar do OGE 2025.
Uma nova ligação rodoviária (estrada) Soyo-Mbanza Congo, obedecendo a um traçado que encurte a distância entre as duas cidades, foi também considerada, tendo em conta a sua importância estratégica.
Sistemas de abastecimento de água para o Soyo e Mussera fazem também parte das infra-estruturas definidas na reunião como necessárias e que devem ser concretizadas.
