O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel da Silva, foi eleito, quarta-feira, líder do Fórum Anual Comissões Eleitorais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (ECF-SADC).
Manuel da Silva eleito durante a 26.ª ECF -SADC vai presidir a organização por um período de dois anos (2024-2026), lê-se numa nota publicada no site da CNE e consultada pelo JA Online.
Segundo a mesma fonte, a vice-presidência foi assumida pela Comissão Nacional Eleitoral da República Democrática do Congo ,enquanto a CNE da África do Sul a presidência do Comité Executivo desta organização regional.
Durante a sessão de encerramento, o novo presidente do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, Manuel da Silva, garantiu manter o comprometimento com a inovação e a consolidação da democracia, assim como reforçar a importância da colaboração entre os países membros para enfrentar os desafios eleitorais da região.
Manuel da Silva apontou também vários desafios complexos que os Órgãos de Administração Eleitoral da região terão que enfrentar nos próximos anos, destacando a crescente desinformação, a manipulação de narrativas, o discurso de ódio, bem como a necessidade de garantir a segurança e a integridade dos processos eleitorais.
O Fórum das Comissões Eleitorais da Comunidade dos Países da Região da África Austral (ECF-SADC), é composto pelos Órgãos de Administração Eleitoral de Angola, Botswana, Zanzibar, República Democrática do Congo, Lesotho, Zimbabwe, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, ESwatini, Tanzânia e Zâmbia. JA Online