A Comissão Preparatória da 17.ª Cimeira de Negócios EUA-ÁFRICA reuniu-se esta sexta-feira, em Luanda, com o Conselho Corporativo para África (CCA) para passar em revista aspectos relacionados com a realização do evento, a decorrer de 23 a 27 de Junho do próximo ano, na capital angolana.
O coordenador da comissão, ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, realçou, na ocasião, que a cimeira constitui uma oportunidade para as Angola e outras nações africanas mostrarem as suas potencialidades económicas, e atraírem investimentos para as suas necessidades de desenvolvimento na interação com entidades governais e empresariais dos Estados Unidos da América.
O ministro de Estado destacou o bom andamento dos preparativos, referindo que a cimeira de negócios vai igualmente contribuir para o estreitamento das relações com os Estados Unidos da América.
Fundado em 1993, o Conselho Corporativo para África tem sido fundamental na promoção de negócios e investimentos entre os Estados Unidos e a África, servindo como um intermediário, por mais de três décadas, no fortalecimento das relações comerciais.
O evento é reconhecido como uma das mais importantes plataformas de negócios que reúne anualmente Chefes de Estado africanos e ministros-chaves, altos funcionários da administração norte-americana, responsáveis de principais agências, CEO’s e executivos seniores de empresas americanas e africanas.
A 17.ª Cimeira coincide com importantes marcos para Angola no ano em que celebra o 50° aniversário da sua Independência Nacional e assume a Presidência da União Africana (UA).
A delegação do CCA foi chefiada pela sua directora e presidente executiva, Florizelle Liser, que está em Angola, no âmbito da recente visita de Estado do Presidente Joe Biden, realizada de 2 a 4 de Dezembro.
Tendo como adjunto o titular da Indústria e Comércio, a Comissão Preparatória da 17ª Cimeira de Negócios EUA-ÁFRICA é integrada pelos ministros das Relações Exteriores, Interior, Finanças, Planeamento, Transportes, Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Saúde, Cultura, Turismo, governador da província de Luanda, secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos e o Presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).