Num contexto de incertezas económicas globais, Angola registou avanços significativos em 2025, impulsionados pela governação do Presidente João Lourenço, afirmou neste sábado, 27 de Dezembro, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, durante a Cerimónia de Cumprimentos de Fim de Ano no Complexo Protocolar da Presidência da República, em Luanda.
Em sua intervenção, a governante destacou o crescimento económico sustentado, a diversificação da economia e a modernização de infraestruturas como pilares do actual mandato. “O país tem registado taxas de crescimento que inspiram esperança ao povo angolano”, sublinhou, referindo-se à reabilitação de estradas, à construção e apetrechamento de hospitais e escolas, à expansão da rede eléctrica e ao desenvolvimento estratégico do Corredor do Lobito, projecto-chave para a integração regional e o comércio continental.
Esperança da Costa destacou ainda o protagonismo internacional de Angola sob a liderança de João Lourenço, citando a participação do Chefe de Estado em fóruns globais de alto nível, como as Cimeiras África–União Europeia e Estados Unidos–África. “São exemplos inequívocos do vosso engajamento e defesa de uma ordem mundial justa, equilibrada e solidária”, afirmou, reforçando a postura de Luanda na defesa da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas com inclusão de África.
A Vice-Presidente ressaltou que o país vive “um novo ciclo da vida colectiva”, marcado por um forte sentido de Estado, combate à corrupção, investimento em tecnologia e coesão social. “Acreditamos na vossa firme vontade de ver Angola cada vez mais desenvolvida, forte, coesa e autossuficiente”, declarou, numa clara referência à visão estratégica do Executivo para os próximos anos.
O ano de 2025, que marca os 50 anos da Independência Nacional, foi descrito como um marco histórico, com Angola a assumir a presidência rotativa da União Africana e a celebrar o 11 de Novembro com ênfase nos valores de liberdade, paz, fraternidade e bem-estar do povo. A cerimónia incluiu ainda a entrega de condecorações a figuras nacionais e internacionais pelo seu contributo ao desenvolvimento e à dignidade nacional.
Perante um auditório composto por altas figuras do Estado, diplomatas e representantes da sociedade civil, Esperança da Costa reafirmou o compromisso do Governo com a estabilidade política, o desenvolvimento sustentável e a projeção internacional de Angola elementos centrais da agenda do Presidente João Lourenço para consolidar o país como líder regional e parceiro estratégico global.
