Com uma vasta experiência em processos de mediação, contencioso bancário e consultoria jurídica de investimento, Andreia Vanessa Sousa Simões vai ajudar Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos em dossiers relacionados com as Finanças e Tesouro nacional, BODIVA, IGAPE, FACRA, AGT e Fundo de Garantia de Crédito
Vanessa Simões vai ser consultora do secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, a segunda figura do Ministério das Finanças. A advogada esteve à frente da instituição reguladora do mercado de capitais durante dois anos, o mesmo período que permaneceu a sua antecessora, Maria da Conceição Uini Baptista.
Embora a sua nomeação não tenha sido publicitada pelo organismo ministerial, foi na segunda-feira que tomou posse, na mesma ocasião em que foram conferidos posse ao seu sucessor na presidência do conselho de administração da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), assim como os novos responsáveis do Instituto de Gestão e Participações do Estado (IGAPE) e da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG).
Vanessa terá como tarefa aconselhar, analisar e oferecer soluções a Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos, em temas relacionados com a direcção Nacional do Tesouro (DNT), a Bolsa da Dívida e Valores de Angola (BODIVA), o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), a Administração Geral Tributária (AGT), o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), o Fundo de Garantia de Crédito (FGC), o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), o Fundo Rodoviário e Obras de Emergência (FROE), a Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA, S.A.) e a INVESTPAR – Investimentos e Participações, S.A, instituições sob dependência do secretário do Estado para as Finanças e Tesouro.
Mestre em Ciências Jurídico-Forenses, na vertente de Direito Civil/Penal, pela Universidade Católica de Lisboa (Portugal), Andreia Vanessa Sousa Simões tem licenciatura em Direito pela Universidade de Coimbra. No seu percurso profissional consta, ainda, a passagem na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), como administradora executiva.
Em 2024, foi distinguida pela revista O Telegrama como uma das “100 mulheres mais influentes em Angola” e, em 2023, foi destacada no ranking Choiseul 100 Africa como “uma das jovens líderes africanas destinadas a desempenhar papéis cruciais no desenvolvimento social e económico do continente”. OT