O antigo Presidente da Assembleia Nacional, Primeiro-Ministro e Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, faleceu esta quinta-feira, aos 73 anos, em Luanda, vítima de doença súbita. A notícia foi confirmada pelo Executivo da República de Angola, que expressou profundo pesar pela perda de uma figura proeminente na história política nacional.

Comunicado Oficial do Governo

De acordo com o comunicado oficial do Executivo, o falecimento ocorreu por doença súbita. O Governo destacou, com o maior respeito e consideração, a trajectória de Fernando da Piedade Dias dos Santos como nacionalista e homem de Estado. Ao longo da sua carreira, ocupou cargos de relevo, incluindo Ministro do Interior, Primeiro-Ministro, Vice-Presidente da República e Presidente da Assembleia Nacional, entre outros.

“O Executivo da República de Angola apresenta à família do malogrado as suas mais profundas condolências”, refere o comunicado, assinado em Luanda, nesta data.

Detalhes Médicos da Clínica Girassol

Uma nota emitida pela Clínica Girassol, onde o ex-dirigente foi transportado, fornece mais pormenores sobre as circunstâncias do óbito. Fernando da Piedade Dias dos Santos foi encontrado em casa, na sala de sauna, desacordado no chão, sem sinais vitais. A equipa médica não conseguiu determinar o tempo exacto de permanência na sauna.

Posteriormente, foi levado para a clínica, apresentando “trismo à chegada e pupilas médio-fixas”. Apesar das manobras de reanimação realizadas durante 40 minutos, não houve retorno da circulação espontânea, tendo o óbito sido declarado às 12h47.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *