Os generais Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, Leopoldino Fragoso dos Nascimento “Dino” e o antigo Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente, estão a ser acusados, pelo Ministério Público, de terem engendrado um esquema ilícito, envolvendo o projecto habitacional Vida Pacífica, que lhes terá permitido desfalcar 950 milhões, 694 mil e 400 dólares do Estado angolano
A revelação foi fei- ta ontem, em Luanda, pelo magistrado do Ministério Público junto da Câmara Criminal do Tribunal Supremo, Lucas Ramos, ao proceder à leitura da acusação deste processo que tem como arguido os dois generais mencionados, o advogado Fernando Gomes dos Santos, o cidadão chinês Yiu Haiming e as empresas China International Fund (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited.
Os documentos em posse do tribunal atestam que a empresa Delta Imobiliária é proprieda- de do engenheiro Manuel Vicente e dos arguidos Manuel Hélder Vieira Dias Júnior e Leopoldino Fragoso do Nascimento, através do grupo A4, em que são representados por Isménio Coelho Macedo, cujo administrador único é Paulo Manuel Rodrigues Cascão.
Segundo o magistrado, o esquema começou com a passagem da titularidade dos imóveis, alegadamente construídos com fundos públicos, à empresa China International Fund (CIE) Hong Kong representada no acto pela(CIF) Hong Kong, representada no acto pela empresa Delta Imobiliária, por orientação do antigo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, em prejuízo do Estado angolano. O referido contrato passava assim a propriedade, a coordenação e a gestão do projecto habitacional à referida empresa.
Este foi o primeiro acordo celebrado pelas duas entidades, envolvendo a empresa Sonip, que lesou o Estado em mais de 207 milhões de dólares. OP
