O Hospital Geral do Cunene, inaugurado em Agosto de 2024 pelo Presidente da República, João Lourenço, vai beneficiar de um investimento adicional de 1,2 mil milhões de Kwanzas (cerca de 1,3 milhões de dólares) para obras de melhoria no sistema de evacuação de águas da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e na construção de uma bacia de retenção de águas pluviais e residuais. A decisão, publicada no Decreto Presidencial n.º 163/25, de 24 de Junho, reforça o compromisso do Executivo com a melhoria da assistência médica e medicamentosa, alinhado com as prioridades do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027.

O montante de 1,162 mil milhões de Kwanzas será destinado à execução das obras, que serão contratadas por via do procedimento de Contratação Simplificada, conforme autorizado pelo Presidente João Lourenço. Além disso, o decreto presidencial prevê uma verba adicional de 58,140 milhões de Kwanzas para serviços de fiscalização das empreitadas, garantindo a qualidade e a transparência na implementação do projecto.

A ministra das Finanças, Vera Daves, foi delegada pelo Presidente da República para aprovar as peças do procedimento de contratação e supervisionar a validade dos actos relacionados com o contrato, com a possibilidade de subdelegar competências.

Inaugurado há menos de um ano, o Hospital Geral do Cunene, conhecido como “General Simione Mucune”, representou um investimento inicial de cerca de 56 milhões de dólares. A unidade, construída de raiz, dispõe de 220 camas e oferece serviços especializados, incluindo hemodiálise, estomatologia, oftalmologia, raio-X computadorizado, obstetrícia e endoscopia, beneficiando as populações da província e regiões vizinhas.

Fonte: Revista Economia & Mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *