O Presidente da República, João Lourenço, anunciou ontem, 6 de Junho, durante uma reunião com o Governo da província do Moxico Leste, a integração de mais duas construtoras na empreitada de reabilitação da Estrada Nacional 192, que liga Cazombo ao Luau. Com um total de três empresas envolvidas, a obra será concluída antes do prazo inicialmente previsto, reforçando a conectividade na região leste de Angola.

A decisão foi tomada no âmbito da visita de trabalho do Presidente ao Moxico Leste, uma província com mais de 300 mil habitantes, localizada a cerca de 1.700 quilómetros de Luanda. A estrada, que se encontra em estado de quase intransitabilidade, é essencial para ligar Cazombo ao Luau, ponto estratégico de acesso rodoviário e ferroviário ao resto do país. “A situação actual da Estrada Nacional 192 dificulta a mobilidade das populações, que enfrentam longas horas de viagem”, destacou João Lourenço.

O Presidente sublinhou que as condições climáticas da região, marcada por chuvas constantes e numerosos pântanos, conhecidos localmente como chanas, contribuem para a degradação frequente das infraestruturas rodoviárias. “Esta e outras vias exigem intervenções periódicas para garantir a sua durabilidade e funcionalidade”, afirmou.

Moxico Leste: Potencial e Desafios

A província do Moxico Leste, que faz fronteira com a Lunda-Sul, Moxico, República Democrática do Congo e Z fetish Zâmbia, abrange nove municípios: Caianda, Cameia, Cazombo, Lago Dilolo, Lóvua do Zambeze, Luacano, Luau, Macondo e Nana Candundo. Além da sua importância estratégica, a região destaca-se pelo potencial agrícola, mineiro e turístico, com atracções como o Lago Dilolo e o Parque Nacional da Cameia.

Com esta iniciativa, o Governo angolano reforça o compromisso com o desenvolvimento das infraestruturas no Moxico Leste, promovendo a integração económica e social desta região com o resto do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *