O Presidente da República, João Lourenço, expressou apoio total para a transformação do Fórum Parlamentar em Parlamento Regional, revelou ontem, em Luanda, o líder da organização de deputados da Região Austral (FP-SADC), Roger Mancienne.
Ao discursar na cerimónia de encerramento da 55.ª Sessão Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, o presidente do Parlamento das Ilhas Seychelles anunciou, ainda, que João Lourenço comprometeu-se em usar a sua influência, no sentido de sensibilizar outros Estados-membros da SADC que ainda não assinaram o Tratado.
“É uma boa notícia, que nos enche de esperança, porque vai nos levar ao objectivo que pretendemos”, disse.
Roger Mancienne congratulou-se com o facto de a organização parlamentar ter já onze Estados-membros que rubricaram o acordo que altera o Tratado da SADC, para estabelecer o Parlamento Regional e os instrumentos junto do Secretariado.
Instado a avaliar as incidências do Fórum Parlamentar, o presidente da FP-SADC fez um balanço positivo, afirmando que conseguiram desempenhar um trabalho “com brio e dedicação”, tendo em vista aos desafios relacionados com a legislação, representação, fiscalização e orçamento nacional, para a promoção das políticas de energias renováveis.
Roger Mancienne reiterou que a 55ª Assembleia Plenária é um evento significativo, lançar o Plano Estratégico 2024-2028, fornecendo um roteiro claro para alcançar os objectivos de longo prazo, alinhando recursos e garantindo coerência e foco a todos os níveis, definindo as metas e áreas-chave.
“Estes incluem a eficácia parlamentar e a democracia, governança, capacitação, bem como iniciativas para o clima, temas pertinentes para os Parlamentos. Estamos comprometidos em alcançar os objetivos no prazo planeado. A região da SADC expressa, consistentemente, um desejo de maior estabilidade e oportunidade económica, porque o Plano Estratégico representa a nossa resposta proactiva e colectiva para as aspirações da região”, explicou o parlamentar.
Outro aspecto de particular importância, segundo o presidente do Fórum Parlamentar, é que foram somados progressos louváveis, reiterando o objectivo de criação do Parlamento Regional.
“Em nome do Fórum, agradeço ao Parlamento de Angola e aos angolanos pela recepção e a todos os parlamentares pelos esforços, para alcançar os objectivos dos Estados-membros, com destaque para os assuntos relacionados a mulher regional, política administrativa, finanças e outros”, disse.
A 56ª Assembleia será organizada pela Zâmbia, em Novembro deste ano. Jornal de Angola

 
                        