Em visita oficial ao Brasil, o Presidente de Angola, João Lourenço, destacou a intensificação das relações bilaterais entre os dois países, iniciada com a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Luanda, em agosto de 2023. Em declarações à imprensa no Palácio do Planalto, Lourenço enfatizou a importância da cooperação econômica e do intercâmbio de investimentos, além de projetos de infraestrutura em Angola com participação brasileira.

Durante as conversações com o Presidente Lula, Lourenço celebrou os resultados das negociações, que classificou como “muito proveitosas”. Ele expressou confiança na implementação dos acordos alcançados, que, segundo ele, “sem sombra de dúvidas, reforçarão ainda mais os já muito bons laços de amizade e de cooperação” entre Angola e Brasil.

O chefe de Estado angolano destacou o aumento no fluxo de delegações entre os dois países nos últimos dois anos, citando a recente visita do ministro da Agricultura brasileiro a Angola, onde foram inspecionados projetos agrícolas no norte e sul do país. Lourenço também fez um apelo ao investimento privado: “Queremos ver o investimento privado brasileiro em Angola e o investimento privado angolano no Brasil”, afirmou.

Outro ponto central do discurso foi a necessidade de reconstrução e desenvolvimento de infraestruturas em Angola, como estradas, portos, caminhos-de-ferro, aeroportos e sistemas de energia e água. Para viabilizar a participação de empresas brasileiras nesses projetos, Lourenço mencionou a possibilidade de o Brasil reabrir uma linha de financiamento para crédito à exportação, uma medida em negociação que, segundo ele, beneficiará ambos os países.

A visita de Estado reforça a retomada do Brasil no continente africano, como observado por Lourenço, que lembrou a declaração de Lula em 2023, em Luanda, de que “o Brasil estava de volta a África”. A agenda da visita inclui encontros com autoridades brasileiras e eventos para promover parcerias econômicas e culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *