João Lourenço e Faure Gnassingbé analisam situação de paz e segurança no Leste congolês.
O Presidente da República de Angola e actual Presidente da União Africana (UA), João Lourenço, reuniu-se hoje em Luanda com o Presidente da República do Togo, Faure Essozimna Gnassingbé, mediador designado pela UA para o conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
O encontro decorreu no gabinete de trabalho do Chefe de Estado angolano, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, tendo como principal tema a análise da situação de paz e segurança na região oriental do Congo Democrático.
O estadista togolês chegou à capital angolana ao fim da manhã desta quarta-feira e retornou a Lomé ainda hoje, após a reunião com João Lourenço.
As conversações entre os dois Chefes de Estado enquadram-se nos esforços diplomáticos em curso para a resolução pacífica do conflito que persiste na região leste da RDC, onde grupos armados continuam a desestabilizar aquela zona do país.
Angola tem desempenhado um papel activo na procura de soluções para o conflito congolês, tanto através de contactos bilaterais como no âmbito das responsabilidades de João Lourenço como Presidente da União Africana.
