Na tarde desta segunda-feira, os Presidentes de Angola (medianeiro no processo de procura da paz) e da República Democrática do Congo mantiveram uma reunião de trabalho na capital congolesa, inteiramente dedicado à situação de paz e segurança no Leste da RDC.

Os Presidentes João Lourenço e Félix Tshisekedi avaliaram o processo de normalização da vida na região oriental do Congo Democrático num momento em que vigora um acordo de cessar-fogo desde a meia-noite do passado dia 4 de Agosto e que resultou de conversações celebradas em Luanda, em finais de Julho, por delegações ministeriais do Congo e do Ruanda, sob mediação de Angola.

O medianeiro mandatado pela União Africana para este processo, o Presidente João Lourenço, chegou a Kinshasa no início da tarde desta segunda-feira e deixou a capital congolesa ao anoitecer, de regresso a Luanda.

Na sequência da entrada em vigor do cessar-fogo entre a RDC e o Ruanda no passado dia 4 de Agosto, sob mediação da República de Angola, nas últimas 48 horas, no quadro das visitas de trabalho realizadas pelo Presidente João Lourenço a Kigali e Kinshasa, o medianeiro apresentou às partes uma proposta concreta de acordo de paz duradoura.

Os dois países têm assim a oportunidade de analisá-la para, nos próximos dias em data a acordar entre Angola, RDC e o Ruanda, a referida proposta de paz duradoura começar a ser discutida em Luanda ao nível ministerial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *