O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou este sábado, em Luanda, o compromisso do Executivo com a unidade nacional, o desenvolvimento económico e a resolução dos problemas do povo, durante a tradicional cerimónia de cumprimentos de fim de ano. O evento, realizado na capital angolana, contou com a presença da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, da Vice-Presidente da República, membros do Governo, dirigentes partidários e representantes da sociedade civil.
Perante uma plateia composta por figuras políticas, diplomáticas e sociais, o Chefe de Estado agradeceu publicamente as palavras de reconhecimento proferidas pela Vice-Presidente da República e destacou os avanços registados em 2025, apesar dos desafios.
“Tudo o que fizemos ao longo do ano foi em prol da felicidade de Angola e dos angolanos”, afirmou João Lourenço, sublinhando que, embora nem todos os objectivos tenham sido plenamente alcançados, o país registou “muitos acontecimentos destacáveis, com reconhecimento interno e internacional”.
O Presidente manifestou pesar pela perda do antigo Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos figura marcante da vida política angolana cujo falecimento, segundo disse, afectou negativamente o encerramento do ano.
Contudo, mantendo um tom de esperança e determinação, João Lourenço apelou à participação de todos os cidadãos na construção de um futuro mais próspero. “Fazer um país não é tarefa apenas dos políticos, nem dos homens de negócios. É responsabilidade de todos nós, de Cabinda ao Cunene”, enfatizou.
No encerramento do seu discurso, o Presidente convidou os presentes a erguerem as taças “pela paz, pela reconciliação dos angolanos e pelo desenvolvimento do nosso país”.
