A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) procedeu esta quarta-feira ao lançamento da campanha denominada “Quadra festiva, que vai decorrer de 11 de Dezembro até 10 de Janeiro de 2025.
A campanha vai contar com intervenções de outros entes públicos, como Direcção de Investigação de Ilícitos Penais, o SIC, dentre outros.
Os objectivos gerais são travar a especulação de preços de produtos de amplo consumo, inspeccionar e aferir os produtos a serem comercializados.
O responsável disse que as condições estão criadas para o início inspectivo da mercadoria que estará em circulação no país.
Enquanto isso, continua a procura dos cidadãos pelos produtos nos mercados, tendo em conta a quadra festiva que se avizinha. Entretanto, o economista José Macuva apela ás famílias no sentido de fazerem gastos racionais para evitar o que chama de “futuro sofrível”.
Para o especialista, “a vida não termina com a quadra festiva”, por isso, os cidadãos devem pautar por um consumo responsável.
Por sua vez, o engenheiro agrónomo Adérito Costa garante que a preferência pelos produtos do campo, “é uma boa opção”. CK