Após discussões acaloradas, os deputados búlgaros aprovaram por unanimidade a proposta do partido GERB (Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária) para a criação de uma Comissão Temporária destinada a esclarecer todas as circunstâncias em torno da assinatura e rescisão de um memorando com a Gemcorp Holdings Limited e a IP3 Corporation pelo governo de Kiril Petkov, informou a BGNES (Agência de Notícias Global da Bulgária).

Kiril Petkov declarou que, com base neste memorando, eram esperados investimentos de 1 bilhão de dólares no desenvolvimento de “energia verde”. No entanto, o partido “Continuamos a Mudança” (PP – Продължаваме Промяната) argumentou que o tema já não é relevante, uma vez que o memorando foi rescindido. Eles afirmam que as controvérsias visam desviar a atenção da incapacidade do GERB de formar um governo. Mesmo assim, a PP apoiou a criação da comissão, afirmando que “não têm nada a temer”.

O governo de Petkov anunciou anteriormente que rescindiu o memorando em 20 de julho, e que o país não é obrigado a pagar compensações por não cumprir os acordos. “Rescindimos o memorando para remover definitivamente o tema da pauta do espaço público”, explicou Petkov na época. Recentemente, no entanto, o GERB declarou possuir documentos indicando que o acordo ainda não foi rescindido. BNR Radio Bulgária

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *