O Presidente da República anunciou que a Refinaria de Cabinda será inaugurada já no próximo mês de Setembro, classificando a infra-estrutura como estratégica para o desenvolvimento da província e do país.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, em Benguela, durante a cerimónia de abertura da V Edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, evento que este ano reúne as 21 províncias e 326 municípios, no âmbito da nova divisão político-administrativa.

Segundo o Chefe de Estado, a Refinaria de Cabinda representa um passo decisivo na redução da dependência do país face à importação de produtos refinados, como gasolina e gasóleo. “Depois de muitos anos paralisado, retomámos também o projecto da refinaria do Lobito, que vai tirar o país da dependência da importação de derivados de petróleo”, afirmou.

No seu discurso, João Lourenço destacou ainda o investimento contínuo do Executivo em infra-estruturas estruturantes, como o Porto de Águas Profundas do Caio, em Cabinda, a requalificação do Porto do Namibe e a construção e reabilitação de estradas e redes de telecomunicações. Sublinhou igualmente a importância do Corredor do Lobito como activo estratégico de integração regional e motor de desenvolvimento económico para as comunidades ao longo do Caminho de Ferro de Benguela.

O Presidente reafirmou o compromisso do Governo em promover a descentralização inclusiva, o desenvolvimento local e a criação de oportunidades de emprego, especialmente para os jovens, alinhando estas metas com as celebrações dos 50 anos de independência de Angola.

A Feira dos Municípios e Cidades de Angola decorre até ao dia 13 de Agosto, reunindo governantes, académicos, empresários e membros da sociedade civil para debater soluções para os desafios da governação local e potenciar oportunidades de negócios em todo o território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *