Ondjiva, capital da província do Cunene, foi palco este sábado da primeira reunião anual do Conselho de Governação Local, que passou em revista o estado de evolução do país nos mais diversos domínios.
Orientado pelo Presidente da República, João Lourenço, o encontro reuniu os governadores provinciais e ministros do Executivo em mais de três horas de interacção.
A reunião debateu temas como a situação de segurança pública do país, a execução do Orçamento Geral do Estado pelos Órgãos da Administração Local do Estado e o relatório das actividades desenvolvidas pelos governos provinciais durante o ano de 2023.
O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) foi outro assunto relevante agendado para esta reunião, que marcará o segundo dos três dias de trabalho do Chefe de Estado à província do Cunene.
Resultados Essenciais
O Conselho de Governação Local apreciou o relatório das actividades desenvolvidas pelos governos provinciais durante o ano de 2023, documento que sintetiza as acções realizadas ao nível dos distintos sectores económicos e sociais que integram o Poder Executivo ao nível da Administração Local do Estado, nomeadamente a educação, a saúde, a agro-pecuária, a indústria e o comércio, a energia e águas, a hotelaria e o turismo, entre outros;
O país tem o registo de 3 308 unidades sanitárias, entre postos de saúde, centros de saúde, hospitais e centros materno-infantis; Em construção encontram-se 116 unidades sanitárias. No período em balanço (2023), foram concluídas 85 unidades sanitárias.
A indústria criou no período 10 047 novos empregos; o comércio, 80 856 postos de trabalho.
Em 2023, o sector da energia fez um total de 46 646 novas ligações domiciliares que beneficiaram dois milhões, seiscentos e vinte e dois mil, duzentos e cinquenta e nove pessoas.
No domínio das águas, concretizaram-se quinhentas mil e trezentos e setenta e cinco mil ligações domiciliares, que servem 5 261 239 cidadãos.
Outras considerações e constatações relevantes foram feitas na reunião que aconteceu hoje na cidade de Ondjiva, referentes a temas como a aceleração da agricultura familiar e reforço da segurança alimentar; reforma do Estado; segurança pública e construção de estradas.
