O Presidente da República, João Lourenço, desejou, esta terça-feira, uma rápida e segura recuperação ao seu homólogo do Brasil, Lula da Silva, depois de uma cirurgia de emergência à cabeça.
Numa mensagem enviada ao estadista brasileiro, João Lourenço escreveu que acompanha “com enorme preocupação”, a situação de saúde de que o Presidente brasileiro está acometido.
“O Brasil e o Mundo precisam de Si em plena forma”, frisou o Presidente João Lourenço, adiantando, na sua mensagem, que deseja “Presidente amigo, uma rápida e segura recuperação”.
O Presidente Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de emergência para drenagem de uma hemorragia intra-craniana e não lhe foram detectadas lesões cerebrais.
“Encontra-se estável, conversando normalmente, se alimentando”, indicou a equipa médica, salientando que o “risco de lesão é zero”, com previsão de regresso a Brasília, na próxima semana.
Em causa esteve um acidente sofrido a 19 de Outubro último, quando o Presidente Lula da Silva caiu na banheira da sua residência oficial, bateu com a nuca e levou cinco pontos.
O incidente motivou cuidados especiais, como a proibição de viagens longas nas semanas seguintes, levando ao cancelamento da sua presença na cimeira dos BRICS, na Rússia.
Esta segunda-feira, Lula da Silva queixou-se de dores de cabeça, que motivaram a realização de exames, tendo a ressonância magnética mostrado uma hemorragia intra-craniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro.
Lula da Silva foi então transferido para a unidade de São Paulo do Hospital Sírio-Libanês, onde o hematoma foi drenado.
Uma das integrantes da equipa médica esclareceu que “durante todo o percurso, tanto de ambulância, quanto no percurso aéreo, o Presidente esteve lúcido, orientado, conversando, da mesma forma como se encontra agora”.
O procedimento, que permitiu drenar a totalidade do hematoma, demorou cerca de duas horas. GN