Na véspera de Natal, o Presidente da República, João Lourenço, endereçou uma mensagem à nação destacando os avanços alcançados em 2025, ano em que o país celebrou o 50.º aniversário da Independência Nacional, e reafirmando o compromisso do Executivo com o desenvolvimento social, económico e institucional de Angola.
Falando na noite de quarta-feira, 24 de Dezembro, o Chefe de Estado sublinhou que as comemorações do meio século de soberania decorreram “num clima de paz e harmonia”, reforçando o “espírito de comunhão e esperança no futuro” entre os angolanos.
“Cumprimos várias jornadas, no decorrer das quais a pátria reconheceu o contributo dos seus melhores filhos”, afirmou o Presidente, referindo-se aos esforços colectivos na consolidação da paz, na reconciliação nacional e no processo de reconstrução e desenvolvimento do país.
Desafios e responsabilidades de uma população em crescimento
Com base nos dados do mais recente censo populacional, João Lourenço anunciou que Angola conta agora com mais de 36 milhões de habitantes um número que, segundo ele, impõe “maiores responsabilidades para a governação” e exige “o contributo de todos” para preservar as conquistas e impulsionar o progresso.
O Presidente destacou ainda o potencial da juventude angolana, reforçando a necessidade de orientação, acompanhamento e aproveitamento das suas capacidades como motor do desenvolvimento sustentável.
Foco nas políticas sociais e no crescimento económico
Lembrando as prioridades do Governo, João Lourenço reiterou que as áreas de saúde, educação, habitação e assistência social continuarão a ser centrais nas políticas públicas. Paralelamente, salientou o apelo ao fortalecimento do sector privado e cooperativo, como pilares fundamentais para a criação de emprego e o aumento da oferta de bens essenciais de consumo.
“O Executivo continua empenhado em garantir melhores condições de vida para todos os cidadãos”, garantiu, destacando o reconhecimento internacional pelo rumo que Angola tem vindo a seguir. “Representantes de todo o mundo estiveram entre nós e enalteceram o que temos feito”, observou.
Apelo à solidariedade e à reflexão durante a Quadra Festiva
Na mensagem de Natal, o Presidente fez um apelo à união familiar e à solidariedade social, pedindo que os angolanos usem o período festivo para “reflexão sobre as nossas condutas” e “gestos concretos de apoio” àqueles que enfrentam dificuldades sejam por carências materiais, doenças ou isolamento.
Também dirigiu palavras de reconhecimento aos profissionais que, mesmo no Natal, mantêm-se em serviço militares, agentes de segurança e profissionais de saúde garantindo a estabilidade, a ordem e o bem-estar colectivo.
Boas Festas e perspectivas para 2026
Encerrando a mensagem, João Lourenço desejou a todos os angolanos um Feliz Natal e um Ano Novo de realizações, marcado pela superação de metas, pelo fortalecimento da democracia e pela construção de uma nação mais justa, inclusiva e próspera.
