O Presidente João Lourenço, destacou a importância de fortalecer as relações bilaterais com a África do Sul durante sua visita de Estado ao país, a convite do Presidente Cyril Ramaphosa.

Em discurso proferido no Union Buildings, Lourenço enfatizou o papel estratégico da cooperação entre as duas nações em diversos setores, incluindo economia, paz, segurança e desenvolvimento.

A visita marca um momento crucial nas relações históricas entre os dois países, estabelecidas formalmente em 1994. Lourenço reafirmou a necessidade de encontros mais regulares para abordar questões regionais e continentais, e propôs a realização da primeira reunião da Comissão Binacional de Cooperação no primeiro semestre de 2025, em Luanda.

Foco no Investimento e Parcerias Econômicas

João Lourenço elogiou o crescimento dos investimentos sul-africanos em Angola, com destaque para setores como finanças, telecomunicações, transportes e logística. Ele ressaltou o potencial para novas parcerias e sugeriu uma abordagem integrada para fortalecer áreas como recursos minerais, petróleo, gás, saúde, cultura, esportes, educação e ensino superior. “Esta visita tem o potencial de dinamizar a cooperação econômica e o intercâmbio empresarial, com base na igualdade e na reciprocidade de vantagens”, afirmou.

Turismo e Promoção Internacional

O turismo também foi um ponto central da visita, com o ministro angolano do Turismo, Márcio Daniel, propondo pacotes turísticos conjuntos entre Angola e África do Sul. Daniel anunciou eventos como o Fórum de Investimentos Turísticos em Cape Town, em março de 2025, e uma reunião “business to business” em Angola no primeiro trimestre de 2025, envolvendo países do Programa de Conservação Transfronteiriça Okavango-Zambeze (KAZA).

Estabilidade Regional e Cooperação Internacional

Lourenço destacou o compromisso de Angola com a paz e estabilidade regional, mencionando esforços contínuos para mediar o conflito entre a República Democrática do Congo e Ruanda. Além disso, expressou preocupação com a situação pós-eleitoral em Moçambique e apelou ao diálogo para resolução de conflitos.

Compromissos Futuros

Angola assumirá a presidência da União Africana em 2025, e João Lourenço aproveitou a ocasião para reforçar a importância do apoio da África do Sul em iniciativas africanas. Ele também parabenizou a África do Sul por sua futura presidência do G-20.

A visita de João Lourenço foi encerrada com a inauguração do Fórum Empresarial “África do Sul e Angola: Trabalhar Juntos para Forjar uma Nova Era de Cooperação e Parcerias para Aumentar o Comércio e o Investimento Mutuamente Benéficos”, fortalecendo ainda mais os laços entre as duas nações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *