De acordo com Diário da República publicado esta quarta-feira, 17, o salário mínimo nacional será fixado em 70 mil kwanzas, já a partir de Setembro de 2024, contrariamente a informação divulgada anteriormente de que o aumento aconteceria apenas em 2025.

Entretanto, segundo o documento em posse do Correio da Kianda, após doze meses, ou seja, a partir de Novembro deste ano, “o montante do salário mínimo nacional é fixado em cem mil kwanzas”.

Contudo, há uma exceção para as micro-empresas e empresas iniciantes (startups), que poderão pagar aos seus funcionários o mínimo de cinquenta mil kwanzas.

“Não obstante o disposto no artigo anterior, por intermédio de acordos colectivos de trabalho, as entidades representativas dos trabalhadores e empregadores podem definir salários

mínimos superiores ao previsto no artigo anterior”, orienta o Decreto.

Há igualmente uma orientação às empresas que não possuam a capacidade financeira para suportar o montante do salário mínimo nacional. As mesmas “poderão solicitar autorização ao Departamento Ministerial responsável pelo Sector do Trabalho para praticar, temporariamente, salários abaixo do nível definido”. Correio da Kianda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *