O sector de seguros em Angola demonstrou um desempenho notável no quarto trimestre de 2024, registando um volume de prémios de 473,7 mil milhões de kwanzas. Este valor representa um crescimento expressivo de 25% comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

Estes dados foram apresentados pela Dra. Filomena Manjata, Presidente do Conselho de Administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), durante o evento “Seguros e Pensões, Desafios e Oportunidades”, organizado pela Revista Economia e Mercados.

Valorização dos Activos

Paralelamente, o sector dos fundos de pensões também apresentou resultados positivos. Em 2023, verificou-se uma valorização de 28% dos activos sob gestão, tendo sido arrecadado um montante total de 1,1 bilião de kwanzas.

Os montantes pagos aos beneficiários, incluindo pensões de reforma, benefícios por invalidez e prestações por sobrevivência, registaram um aumento de 11% em 2024.

Adicionalmente, as contribuições dos participantes e associados cresceram 26%, o que evidencia um maior compromisso e envolvimento na construção de uma segurança financeira para o futuro.

Perspectivas e Desafios

A Presidente do Conselho de Administração da ARSEG reconheceu o actual predomínio dos fundos fechados no mercado angolano. Neste contexto, defendeu a importância da promoção de fundos abertos e da diversificação das carteiras de investimento, como estratégia para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável do sector. JM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *