A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) assegurou que o aumento do preço do gasóleo não vai repercutir-se nas tarifas dos táxis, após um encontro com as principais associações e cooperativas de taxistas.
O preço por litro do gasóleo foi atualizado na segunda-feira para 300 kwanzas (30 cêntimos), uma subida de 50%, sendo o valor atual idêntico ao da gasolina.
“Após uma avaliação conjunta, concluiu-se que não haverá alteração imediata nas tarifas vigentes, visto que a estrutura atual de custos já contempla a variação dos preços dos combustíveis, tanto para veículos a gasóleo, quanto a gasolina”, disse a ANTT.
Os táxis privados, popularmente conhecidos como “candongueiros” ou “azuis e brancos”, são o meio de transporte coletivo mais usado em Luanda e nas principais cidades nacionais, transportando milhares de passageiros nas deslocações diárias.
“Foi feito um apelo à cooperação entre os operadores para que se mantenha a estabilidade dos serviços, assegurando que a população continue a ter acesso a um transporte acessível e de qualidade”, refere-se no comunicado.
A ANTT e o Gabinete Provincial de Transporte, Tráfego e Mobilidade de Luanda salientam o compromisso de “acompanhar de perto a evolução do setor”, garantindo que qualquer necessidade de ajustamento seja debatida “de forma transparente e responsável”. Lusa
