Os despedimentos criaram dias de caos dentro da agência. As autoridades voltaram atrás nas demissões na sexta-feira, depois de vários membros do Congresso terem pedido ao secretário da Energia, Chris Wright, para reverter o curso, explicando as terríveis implicações para a segurança nacional.
Alguns dos funcionários inicialmente despedidos incluíam pessoal da NNSA que trabalha em instalações onde são construídas armas nucleares, que supervisiona os contratantes que constroem armas nucleares e que são responsáveis pela inspeção dessas armas.
Autorização de segurança “Q”
Arrependeu-se e agora está a correr para corrigir o erro
O departamento de recursos humanos da agência não esteve envolvido nos despedimentos, o que constituiu um aspeto muito invulgar das rescisões, disse uma pessoa familiarizada com os despedimentos. Essa decisão levou os gestores a terem de encontrar os contactos pessoais dos funcionários despedidos para lhes dizer que os seus empregos estavam seguros – um enorme obstáculo logístico e pessoal, dado que os e-mails foram desligados e os telefones públicos também.
“Isto não é normal”, disse à CNN um funcionário da NNSA familiarizado com os despedimentos. “Foi ridículo, sem precedentes e desleixado. Não há um processo formal”.
Os gestores da NNSA receberam uma lista de funcionários despedidos que precisavam de ser chamados de volta depois das 18:00 de sexta-feira e os funcionários da NNSA trabalharam durante o fim de semana para estabelecer contacto com os funcionários despedidos.
Foram enviadas mensagens de correio eletrónico para endereços pessoais com um memorando que dizia: “Esta carta serve como notificação formal de que a decisão de rescisão emitida em 13 de fevereiro de 2025 foi rescindida com efeitos imediatos. Como resultado, o seu emprego na NNSA permanece ativo e espera-se que retome as suas funções conforme atribuídas”.
A demissão de tantos funcionários críticos para a segurança nacional da América e a segurança nuclear global mostra como a administração está a executar rapidamente uma busca para reduzir o tamanho do governo federal sem compreender o impacto total das suas ações.
Alguns poderão regressar ao trabalho, mas a falta de estabilidade no emprego, numa administração que afirmou que o seu objetivo é reduzir a força de trabalho federal, poderá levar alguns a começar a procurar novos empregos no sector privado, disse a fonte.
“Estas pessoas que foram chamadas de volta preocupam-se com o facto de isto significar uma redução da força de trabalho?”, questionou a fonte. “Eles serão aproveitados então?”
Temores maiores se aproximam: alguns na agência estão preocupados com futuras incursões do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Elon Musk no trabalho altamente classificado da NNSA. CNN

 
                        