A incidência de câncer de próstata está aumentando e se tornando uma das causas mais letais de morte entre homens, uma situação agravada por estigmas que desencorajam a realização de exames preventivos.

Especialistas alertam que muitos homens postergam os testes por vergonha ou medo, o que pode levar a diagnósticos tardios quando a doença já está em estágio avançado e até mesmo a casos de suicídio.

Há uma discrepância cultural significativa quando se trata de discussões sobre saúde: enquanto as mulheres normalmente falam abertamente sobre consultas ao ginecologista, homens relutam em mencionar visitas ao urologista para exames de próstata.

Os profissionais de saúde reforçam a importância da conscientização masculina sobre a necessidade de check-ups regulares após os 40 anos, incluindo o exame de PSA (antígeno prostático específico) e exame retal, que são simples e podem salvar vidas.

Novembro é o mês dedicado à saúde masculina em todo o mundo, com foco não apenas no câncer de próstata, mas também em outras doenças que afetam os órgãos genitais masculinos, conhecido como o Mês Azul da Saúde Masculina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *